Este Blog tem por função abrir reflexões e visibilizar o que se produz de arte contemporânea na Bahia. Sua estratégia principal é criar interlocuções entre artistas, críticos, curadores, poetas e pensadores da cultura de variados eixos de interesses. Este espaço será depositário de variadas formas de pensamentos que ajudem na compreensão dos processos contemporâneos que formam o perfil das ações culturais baianas e suas significações dentro do panorama brasileiro. Vauluizo Bezerra

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FASE ANTROPOMÓRFICA

Nos princípios de 1980, houve uma mudança brusca na forma em minha pintura. Continuando com o mesmo conteúdo, adotei o NEO-EXPRESSIONISMO que é uma visão mais contemporânea do expressionismo alemão da década de 30. Adotei também a TRANSVANGUARDA, linguagem também mais contemporânea do expressionismo. Ela foi liderada pelo crítico italiano Achille Bonito Oliva e seguida, na época, por importantes artistas. Entretanto, os nomes significam mais ou menos a mesma coisa. Dentro da TRANSVANGUARDA adotei a POP ART. Neste mesmo rumo surgiram várias outras, que chamaria de subfases, sem serem um compartimento estanque e com características de “Pop”, “Monocromáticas”, “Linhas marcadas”, “Sem linhas”, “Coloridas” e o trabalho apresentado nas duas exposições “As fraquezas do caráter humano” e “Ainda as fraquezas do caráter humano” . Porém tudo isso se enquadra numa fase geral a que chamo ANTROPOMÓRFICA, depois que coloquei, nas figuras, um rabicho de porco.

Naquela época, um repórter argentino, que não me lembro o nome e nem em que meio de comunicação trabalhava, me solicitou uma visita/entrevista dizendo que estava muito interessado na transfiguração da arte e cultura popular do Nordeste brasileiro. Quando ele chegou a minha casa e viu os novos trabalhos, se espantou, não sabia o que havia acontecido. Aí eu expliquei a ele: “Antes eram ex-votos com cara de gente, agora são gente com cara de ex-votos”.

Não é gorda, gordinha, gorduchinha, fofinha ou fortinha. É uma arte muito séria e forte, possuindo um conteúdo profundo. São os ex-votos assumindo a condição humana para expressarem suas dores, angústias, invejas, ódios, ressentimentos, ciúmes, paixões, amores, mentiras, poder, alegria, medo, pavor, terror, corrupção de todo tipo, violência, assassinatos, enfim, tudo inerente ao ser humano. É a verificação plástica/visual do bem e o mal. Como a anterior, a forma desta fase é que a distingue de outros pintores. É a minha “escrita” pessoal, porém o conteúdo não é um fato inédito. Ele remonta a uns dois mil anos.

MARCOS, 8:

21. Porque de dentro dos corações dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,

22. a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

23.Ora, todos estes vêm de dentro e contaminam o homem.

Quem tiver capacidade, e se der ao trabalho de estudar toda a minha obra desde o início, vai verificar o seu conteúdo, social, filosófico, político não partidário, religioso, messiânico, irônico e outras “cositas mas”. A minha preocupação na construção do meu trabalho, desde o início e até hoje, é o HOMEM.

Às vezes, pessoas falando a respeito de meu trabalho, ou mesmo comigo, dizem claramente ou insinuam que minha pintura é influenciada pela de Fernando Botero ou, pejorativamente, cópia. Às vezes dá até para distinguir quando é maldade ou ignorância.

Influência no jovem artista em começo de carreira é natural, no entanto, quando o artista copia outro, o aspecto é diferente, e os profissionais sabem muito bem distinguir os dois processos.

Em primeiro lugar, quando comecei esta fase eu não conhecia a obra de Botero. Comecei a pintar primeiramente figuras mais avolumadas, e, posteriormente, coloquei um rabicho de porco.

As figuras de Botero, por acaso têm rabicho de porco? As minhas, por acaso estão vestidas?

Quem realmente conhece a obra de Botero, sabe perfeitamente que a sua forma, a sua “escrita”, nada tem nada a ver com a minha pintura. Nem com as figuras dos seres antropomórficos nela existente. E nem com a minha fatura que em nada é igual à dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário