Este Blog tem por função abrir reflexões e visibilizar o que se produz de arte contemporânea na Bahia. Sua estratégia principal é criar interlocuções entre artistas, críticos, curadores, poetas e pensadores da cultura de variados eixos de interesses. Este espaço será depositário de variadas formas de pensamentos que ajudem na compreensão dos processos contemporâneos que formam o perfil das ações culturais baianas e suas significações dentro do panorama brasileiro. Vauluizo Bezerra

segunda-feira, 21 de março de 2011

A BAIANA SOLANGE FARKAS É CURADORA DO CONTINENTE LATINO AMERICANO NA BIENAL DO SHARJAH NOS EMIRADOS ÁRABES

Após sua saída do Museu de Arte Moderna da Bahia, Solange Farkas é Curadora dos continentes latino-americanos para a Bienal de Sarjah nos Emirados Árabes. Além disso, o Festival SESC - Vídeo Brasil editado pela curadora encerra hoje as inscrições para os artistas visuais interessados em participar evento. Aos poucos vai ocupando os espaços e funções que a Bienal de São Paulo parece perder por exaustão. Esta edição do Vídeo Brasil, se amplia para territórios da arte expandindo seu legado tradicional que se cumpria pelo vídeo arte. Os artistas baianos cujas qualidades os inserem no circuito nacional estão excitados com a possibilidade de participar do evento, diferente de outros anacrônicos e ressentidos que continuam entoar suas lamúrias contra a forma que o mundo é e culpam Solange Farkas pelas desgraças de suas invisibilidades ou, melhor dizendo, suas visibilades risíveis.

PROGRAM FOR SHARJAH BIENALE by Solange Farkas

Prelude for meditation
Edgar Endress, 1’, 2006, Chile
A torre de controle como símbolo de poder. O guarda executa seu ritual. Esse
trabalho está estruturado (fundamenta-se) em cima de uma composição de John
Cage, que reflete sobre a qualidade transcendente da música. Esse video toma esses
elementos para transformar o gesto mundano da vida cotidiana em um gesto de
subversão poética do ritual de poder; forçando um segundo olhar sobre música do
gesto/ritual e aquele da vigilância.

Limpieza social (Social cleansing)
Regina José Galindo, 2’02’’, 2006, Guatemala
A artista toma um banho com uma mangueira de pressão, método utilizado para
apaziguar manifestantes ou limpar presidiários recém admitidos.

Travel-ling
Enrique Ramirez, 9’, 2009, Chile
Um lugar, uma linha no horizonte que capta nosso sinal, a luz que nos autoriza a
partir, o homem que conta seus sonhos… uma viagem através da história de um lugar
marcado pela imigração, por aqueles que deixaram seus países, suas famílias, suas
histórias, para sair em busca de um lugar melhor para viver.

Uyuni
Andrés Denegri 8’8”, 2005, Argentina
A realidade violenta da América Latina do ponto de vista de um casal de estrangeiros
radicados na cidade boliviana de Uyuni. Ela quer partir. Ele se sente seguro.

Round and round and consumed by fire
Claudia Joskowicz, 8’, 2009, Bolivia
Nesse trabalho a artista faz referência ao filme de 1969, Butch Cassidy e o Sundance
Kid e reencena, numa panorâmica circular ,o cerco policial contra criminosos norte-
americanos,

Cows
Gabriela Golder, 4’, 2002, Argentina
Rosario, Argentina, 25 de março de 2002. Cerca de 400 pessoas abatem vacas que,
minutos antes, haviam se espalhado pelo asfalto quando o caminhão em que eram
transportadas tombou.